Em que Cremos
Acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus e foi escrita por homens divinamente inspirados, sendo o próprio Deus o seu verdadeiro autor. Desta forma, a mesma se constitui na nossa única regra de fé e prática. O objetivo maior deste livro sagrado é apresentar ao homem o caminho da salvação, revelando-lhe quem é Deus e seus propósitos; Sua verdade é absoluta (II Tm 3.16,17; Jo 10.35; Sl 119.111; I Pd. 1:21; Rm 1.16; Pv 30.5 e Ap 22.18).
Acreditamos que há um único Deus vivo e verdadeiro, Criador e Senhor supremo dos céus e da terra. Cremos na Unidade Divina das três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, iguais em divindade, os quais executam ofícios distintos, todavia harmônicos. (Jo 4.24; Hb 3.4; Rm 1.20; Jr 10.10; Jo 15.26; I Cor 12.4-6; I Cor 2.10 e II Cor 13.13).
Acreditamos que o Espírito Santo é uma pessoa e é Deus. Ele inspirou homens no passado para escrever as Escrituras e hoje capacita o homem nascido de novo a compreender a verdade revelada por meio da iluminação. Atua no pecador convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo. Atrai homens ao Salvador, efetuando a regeneração (novo nascimento) naqueles que crêem. (Gn 1.2; Jz 14.6; Is 61.1-3; MT 3.16; Lc 1.35; Jo 16.7-14; At 13.2; I Cor 12.3-11 e Ef 1. 13,14).
Acreditamos que o homem foi criado em santidade, vivendo sob a lei do seu Criador, mas caiu por transgressão voluntária, corrompendo assim a sua natureza, e tornando-se passível de condenação. Como conseqüência toda a humanidade tornou-se pecadora e destituída da glória de Deus. (Gn 1.27,31; Ec 7.29; At. 17.26; Gn 2.16; Rm 5.12, 19; Jo 3.6 e Rm 3.9-18).
Acreditamos que a salvação dos homens é uma obra exclusivamente divina, fruto da graça e misericórdia de Deus, oferecida a todos os homens, porém, operada mediante a fé em Jesus Cristo. A morte do Senhor Jesus realizou completa expiação dos nossos pecados, satisfazendo assim a justiça divina. (Ef 2.5, 8, 9; I Jo 4.10; l 2.6,7, 8; Gl 4.4,5; Mt 20.28; I Jo 4.10; I Co 15. 1-3; Hb 9.13-15 e Sl 89.19). Também cremos que pela fé em Cristo, recebemos o poder de sermos feitos filhos de Deus, co-herdeiros com Cristo e participantes das promessas.
Acreditamos que Cristo assegura aos que Nele crêem a Justificação, esta inclui o perdão dos pecados e a promessa da vida eterna, baseada nos princípios da justiça. A Justificação é conferida, não em consideração de quaisquer obras que tenhamos feito, mas, exclusivamente, pela fé em Cristo Jesus, aquele que derramou seu sangue para a nossa Redenção. (At. 13.39; Is 53.11; Tt 3.5,6; I Jo 2.25 e Rm 5.21).
Acreditamos que as pessoas salvas e regeneradas são aquelas que nascem de novo; sendo a regeneração a transformação da natureza que se efetua pelo poder do Espírito Santo de Deus. (Jo 3.3; I Cor 2.14; II Cor 5.17; Ez 36.26; Rm 5.5; Tg 1.16-18).
Acreditamos que o arrependimento e a Fé são dons de Deus e também graças inseparáveis, originadas em nossas almas pelo Espírito de Deus. Essas graças nos convencem profundamente de nossa culpa e incapacidade, bem como do caminho a seguir: a salvação por Cristo. (Mc 1.15; Ef 2.8; At. 2.37; At. 16.30,31; Tg 4.7-10 e Sl 51).
Acreditamos que a Santificação possui três aspectos. É um ato que ocorre no momento em que a pessoa é salva. É um processo, pelo qual somos feitos participantes da santidade de Deus, ou seja, separados para sua exclusiva glorificação, sendo assim, uma obra progressiva de renovação de mente pela Palavra de Deus. E, terá seu fim com a glorificação dos santos, no dia em que os mortos em Cristo ressuscitarem primeiro, e aqueles que estiverem vivos forem arrebatados. (I Ts 4.3; Ef 1.4; Hb 6.1; II Pe 1.5-8; I Jo 2.29; Ef 1.13; I Pe 2.2 e II Pe 3.18).
Acreditamos que a igreja é o Corpo de Cristo, constituída por todos, de todos os lugares, que verdadeiramente experimentaram o novo nascimento. Tem o seu aspecto local, sendo constituída por discípulos de Jesus, batizados e que se reúnem numa mesma congregação. Seus oficiais, segundo as Escrituras, são bispos, presbíteros, pastores, mestres, profetas, evangelistas, apóstolos e diáconos. (Ef. 4:11; I Co 1.1-13; I Co 4.17; At 2.41, 42; Rm 16.17-20; I Tm 3; Tt 1 e At 6.1-7).
Acreditamos que todo governo é de ordenação divina, para os interesses e a boa ordem da sociedade humana, e que os magistrados devem ser objeto de nossas orações, bem como honrados, exceto, nas coisas que se opõem à Palavra de Deus. (Rm 13.1-7; Dt 18.18; I Tm. 2.1-3; At. 5.29 e Dn 3.15-18).
Acreditamos que se aproxima o final dos tempos, em que Cristo virá, pela segunda vez, para governar a terra e julgar os homens com justiça e equidade. Por fim, os ímpios serão entregues à punição eterna e os justos à bem-aventurança da vida eterna. (I Pd. 4.7; Mt 25.31; II Pd. 3.3-13; Ap. 1.7; I Ts 4.13-17; I Ts 5.1-11; Dn. 12.2; Jo 5.28,29; Ap. 22.11; Jd. 7; At 17.31).
NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ
1) A Palavra de Deus: Cremos na Bíblia Sagrada como a Palavra de Deus revelada à humanidade. Ela foi escrita por homens, mas totalmente inspirada pelo Espírito Santo. Por isso nos traz a perfeita vontade de Deus e não contém erros, sendo nossa única e inquestionável fonte de fé e prática. Nenhum outro livro ou ensino pode ser equiparado a ela. A Bíblia contém todo o conselho de Deus para a nossa vida. Por isso não se pode tirar nem acrescentar nada ao seu conteúdo, composto por sessenta e seis livros, trinta e nove no Antigo Testamento e vinte e sete no Novo Testamento.
2) O Único Deus: Cremos num único Deus, que subsiste eternamente em três pessoas distintas e indivisíveis: Pai, Filho e Espírito Santo, cada uma coexistindo com as outras em perfeita harmonia e trazendo a total essência divina, desde a eternidade e para sempre. Esse Deus único é auto-suficiente, eterno, imutável, onipotente, onisciente e onipresente, criador de todas as coisas, as quais fez a partir do nada, pelo poder da Sua palavra. Fora d'Ele não há outros deuses, apenas criaturas. Por isso somente Ele é digno de receber adoração.
3) O pecado: Cremos que Deus criou o ser humano moralmente perfeito e livre, mas este, pecando, caiu do estado original de perfeição, perdendo a comunhão com o Criador e o direito à vida eterna, ficando condenado à perdição e escravo da desobediência, condição que se estabeleceu sobre todos os seres humanos, sem exceção.
4) A obra de Cristo: Cremos que Deus em seu infinito amor e misericórdia providenciou um caminho de salvação para a humanidade, uma vez que as ações dos homens não poderiam salvá-los. O oferta da salvação foi selada através da obra de Jesus Cristo. Ele, sendo Filho Unigênito de Deus, encarnou, tornando-se humano, viveu uma vida perfeita neste mundo, sem nenhum pecado; morreu na cruz em lugar dos pecadores, pagando o preço das transgressões de toda a humanidade; foi ressuscitado por Deus ao terceiro dia, vencendo a morte; foi glorificado nas alturas, acima de toda autoridade humana e espiritual. Assim, Jesus é o único Salvador e o único intermediário entre Deus e os homens. À parte da obra salvadora de Jesus é impossível alcançar a vida eterna.
5) A salvação: Cremos que o acesso à salvação é desfrutado individualmente, a partir de uma obra realizada pelo Espírito Santo no coração humano e que redunda em consciência do pecado, arrependimento e mudança de vida, que a Bíblia chama de novo nascimento. Essa salvação eterna é alcançada pela fé pessoal em Cristo e sua obra, não sendo, porém, mera crença, mas a decisão de confiar inteiramente na graça, renegar o pecado e submeter-se à autoridade de Cristo e à sua vontade revelada na Bíblia Sagrada.
6) O ministério do Espírito Santo: Cremos na obra do Espírito Santo como agente santificador e capacitador da Igreja e guia pessoal de cada cristão, sendo sua atuação hoje como foi desde o tempo dos primeiros apóstolos de Cristo, concedendo ministérios, distribuindo dons e manifestações sobrenaturais aos crentes a partir do batismo no Espírito Santo, experiência pessoal e distinta do novo nascimento disponível a todo o que crê.
7) A Igreja: Cremos que a Igreja é o corpo de Cristo na Terra, composta por todos aqueles que nasceram de novo e se submeteram ao seu senhorio e à sua palavra, independente de época ou lugar.
8) As ordenanças: Cremos que o batismo nas águas e a ceia do Senhor são as ordenanças instituídas por Jesus. Delas devem participar somente as pessoas salvas e comprometidas com Ele, sendo o batismo sinal da aliança do crente com Cristo, sua forma por imersão, representando a morte para a velha vida e o novo nascimento, podendo ser ministrado apenas àqueles que conscientemente se arrependem e assumem a fé em Jesus Cristo. A ceia do Senhor, celebração cujos elementos simbólicos são o pão e o vinho, deve ser compartilhada regularmente, como forma de lembrança e anúncio da morte de Jesus por nós, até que Ele volte. Uma vez a Igreja reunida e os elementos consagrados, a participação na Ceia do Senhor é a nossa comunhão com o corpo e o sangue de Jesus. Embora o pão continue sendo pão e o vinho permaneça vinho, sua presença espiritual em nós e entre nós é real.
9) A volta de Cristo: Cremos que Jesus Cristo voltará visível e corporalmente a esta Terra para julgar os mortos e os vivos e estabelecer seu reino eterno, do qual participarão apenas os que receberam a salvação e perseveraram na fé até o fim.
10) O juízo final: Cremos que todos os homens não salvos, os que não se arrependeram e não abraçaram a fé em Jesus Cristo, passarão pelo juízo final no último dia, serão julgados conforme as suas obras e lançados irreversivelmente em trevas e tormento eterno, fora da presença de Deus.
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